Na condição de presidente da Câmara de Vereadores, fomos a tribuna na sessão desta segunda-feira, dia 1º, para destacar a realização da audiência pública pelo Conselho de Desenvolvimento do Pinheiral (CODEPIN) para debater a duplicação da RSC-278.
Na ocasião estiveram mais de 200 pessoas presentes, entre moradores e empresários da região, para esclarecer dúvidas existentes sobre o projeto de duplicação da RSC-287.
Durante o encontro ficou definido que, contando com apoio anunciado do Poder Executivo municipal, o CODEPIN irá elaborar um estudo técnico e um projeto de duplicação alternativo que contemple de fato as necessidades da comunidade. Este projeto será elaborado por um engenheiro civil, e espera-se que até final de agosto seja encaminhado para a Prefeitura, Secretaria de Transportes do Governo do Estado e a Sacyr (Concessionária Rota Santa Maria), além de que uma cópia da ata da Audiência Pública será encaminhada ao Ministério Público para acompanhar o assunto.
A ideia foi apresentar aos moradores as atuais condições impostas no projeto de duplicação da Concessionária Rota de Santa Maria para a localidade de Linha Pinheiral. Estão previstos apenas a manutenção de dois retornos – em Passo do Sobrado e no trevo do Fritz e Frida – e duas passarelas, o que é considerado insuficiente para a região, que conta, atualmente, com aproximadamente 3 mil habitantes e mais de 30 economias.
Destacamos ainda a necessidade da comunidade se manter unida, buscando alcançar as demandas que realmente atendam a comunidade e região. Fazem cinco anos que estamos debruçados sobre isso. A preocupação é com a necessidade de intervenções (mais retornos e passarelas) para não inviabilizar os negócios locais e o trânsito inter-regional.