Em Porto Alegre buscando a instalação de Delegacia de Combate ao Abigeato em Santa Cruz do Sul

Estivemos em Porto Alegre na tarde desta terça-feira, dia 5, quando fomos recebidos pelo Secretário de Segurança Pública do RS, Coronel Vanius Santarosa, para debater as ações de combate aos crimes de abigeato no município. Estivemos acompanhados do agricultor e comunicador Giovane Weber e sua esposa, Louvane.

A reunião com o secretário Santarosa foi intermediada pela deputada estadual Kelly Moraes, e abordou a necessidade de implantação de uma Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) no município.

O combate ao crime de abigeato tem o principal objetivo de proteger o produtor rural, mas pode ir muito além. A base da nossa economia está no campo, onde inicia a cadeia produtiva. Se o campo vai mal, significa menos dinheiro circulando na cidade. Segundo dados levantados junto aos órgãos de segurança, nos últimos dois anos, a região registrou um total de 596 casos de abigeato, além dos casos de receptação, furto e roubo de maquinário agrícola, agrotóxicos e outros crimes rurais.

Esses números reforçam a necessidade de um olhar especial para a região, através de políticas de combate e repressão a estes delitos. Combater o abigeato é se preocupar com os nossos produtores e com o desenvolvimento das nossas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *