Realização de pesquisa de satisfação nos estabelecimentos de saúde é tema do nosso projeto

Ingressamos com um projeto de lei na Câmara de Vereadores que determina a disponibilização de meios para realização de pesquisa de satisfação em todos os estabelecimentos da rede saúde que atendam através do SUS no Município.

Segundo o projeto, fica implementada a disponibilização de meios para a realização de pesquisa de satisfação em todos os estabelecimentos da rede de saúde que atendam parcial ou integralmente o Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Cruz do Sul.

A pesquisa de satisfação será facultativa, individual e realizada por meio de auto-atendimento, podendo ser disponibilizada através da instalação de equipamentos eletrônicos conectados à internet, conhecidos como totens, e/ou através de plataforma digital para celular, disponibilizados nas saídas das salas de espera, na recepção ou no saguão de entrada do estabelecimento de saúde.

A pesquisa tem o objetivo de coletar informação acerca do grau de satisfação do usuário quanto ao atendimento prestado, imediatamente após sua conclusão, ou, ainda, de registrar desistência com relação ao atendimento, caso ocorra. As instruções de uso, que deverão ser claras e concisas, ficarão fixadas nos totens e/ou locais de fácil visualização dos usuários.

A pesquisa de satisfação deverá coletar o horário e a data do início do atendimento; se foi realizada triagem do usuário, e ser informado o o horário aproximado do atendimento na triagem; e o grau de satisfação do usuário em relação à equipe de triagem em uma escala de um, referente a péssimo, a cinco, referente a ótimo; se ocorreu atendimento do usuário por profissional médico, caso em que será informado o horário aproximado do atendimento; e o grau de satisfação do usuário em relação ao profissional médico igual à anterior; e o grau de satisfação do usuário em relação ao estabelecimento de saúde em que está ocorrendo o atendimento, de forma geral.

Os dados obtidos por meio das pesquisas de satisfação devem ser automaticamente e imediatamente transferidos via equipamento eletrônico, por meio digital, através da internet, e armazenados em servidor, de modo a permitir o acompanhamento dos índices de satisfação, em tempo real, pelas secretarias e pelas comissões competentes. Além disso, serão públicos e deverão ser disponibilizados à população quando solicitados, observado, em qualquer hipótese, o sigilo de informações sensíveis, bem como entre médico e paciente.

A prestação de serviços à população representa um desafio constante, principalmente no que se refere ao equilíbrio entre a preservação do uso racional dos recursos públicos e a disponibilização de um atendimento humanizado e adequado às necessidades individuais de cada usuário.

Os serviços de saúde representam uma grande parcela da demanda da população pelos serviços públicos, principalmente em âmbito municipal. É de suma importância que se tenha um bom conhecimento acerca da satisfação dos pagadores de impostos em relação aos serviços que recebem diariamente nas unidades de saúde públicas municipais. Estas pesquisas podem ser boa fonte de informações para tomada de ações, realização de programas e busca de soluções locais e sistêmicasa.

A medida oferecerá a possibilidade de acompanhamento em tempo real dos atendimentos nas unidades de saúde municipais, garantindo aos santa-cruzenses a escuta e possibilidade de registro da satisfação nos atendimentos, ato de extrema importância para visualização e elucidação das carências e necessidades de alteração em nossos sistemas de saúde, promovendo uma construção colaborativa e democrática.

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