Rabuske propõe a divulgação da inexigência do registro de firma em repartições públicas

O vereador Rodrigo Rabuske (PTB) ingressou com uma indicação na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, a fim de que o Poder Executivo, por meio de todos os guichês de repartições públicas, faça a divulgação da lei que trata da desburocratização. Assim, ele quer que se adote a inexigência do registro de firma em repartições públicas.

Ele requer que através de cartazes em locais visíveis e de fácil acesso, ou por seus sites e meios digitais de comunicação, a publicidade dos direitos assegurados e contidos na Lei Federal nº 13.726, que trata da desburocratização e simplificação de atos e procedimentos administrativos.
O vereador também solicita que o Executivo encaminhe ao Legislativo um projeto de lei que assegure que seja dispensada à exigência de documentos, a exemplo do reconhecimento de firma.
Rodrigo destaca que o objetivo é o de informar aos usuários dos serviços públicos  sobre os benefícios da Lei Federal 13.726 de 8 outubro de 2018, quanto à desburocratização e maior  celeridade  aos  atos  e  procedimentos  da  administração  pública,  facilitando  a  vida  dos  cidadãos.
“A iniciativa permitirá ao cidadão simplificar alguns procedimentos adotados pela administração pública, já que ao ter conhecimento da  Lei Federal, poderá exigir a  dispensa  de  reconhecimento  de  firma,  bastando que apresente ao  servidor documento de identidade, RG”, explica.
O vereador observa que a medida ocasiona a redução de gastos para a população, elimina exigências  para  atividade  administrativa  e  adéqua a  gestão  pública  ao  princípio  da  predominância do interesse público e da eficiência.

Jornalista Texto: Jacson Miguel Stülp

Fotos: Jacson Miguel Stülp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *