Recebemos a visita do Presidente da Amprotabaco

Recebemos o presidente da Amprotabaco e prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro, acompanhado do vereador Marcelo Maron, nesta segunda-feira, dia 15. Na pauta estiveram assuntos relacionados ao setor do tabaco, em especial, a COP 10, que trata sobre o controle do tabaco e que acontece em setembro.

Destacamos a necessidade de um acompanhamento maior do assunto, que vai ser decisivo para o setor produtivo do Rio Grande do Sul, bem como a implantação de uma diretoria composta por vereadores na Associação dos Municípios Produtores de Tabaco – Amprotabaco, que, atualmente, une prefeitos dos municípios produtores na defesa do setor diante das ameaças representadas por outras instâncias governamentais e por movimentos antitabagistas. Cumpre destacar que  tabaco representa hoje um importante fator na economia gaúcha e todas as instâncias do município precisam se unir e se inserir neste debate a fim de defender a sua produção.

Ademais, 46% do total de tabaco produzido é cultivado nas lavouras do Rio Grande do Sul, por 64.761 mil famílias produtoras. No estado, em 2022, foram 117.675 mil hectares cultivados, totalizando 256.725 toneladas. Santa Cruz do Sul, está em 13º lugar, entre os maiores produtores, com 10.317 toneladas produzidas por 3.409 produtores, reforçando a necessidade de um amplo debate sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *