Participamos na tarde desta terça-feira, dia 12, do lançamento do Grupo de Trabalho dos Legislativos em mobilização em defesa da cultura do tabaco. A mobilização ocorreu na sede da Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília, no Distrito Federal.
O grupo foi criado após a sugestão nossa, em parceria com o presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco e prefeito de Canguçu – RS, Sr. Vinicius Pegoraro, juntamente do vereador de Canguçu, Marcelo Maron, para debater sobre a importância e a necessidade de preservação da cultura do tabaco, bem como a posição do Brasil na 10º Conferência das Partes (COP10), da Convenção Quadro para Controle do Tabaco (CQCT). Ainda tivemos a oportunidade de liderar os legislativos municipais do Rio Grande do Sul no Grupo de Trabalho.
Não estamos defendendo o tabagismo, e sim uma cultura que é legalizada e da renda para milhares de agricultores familiares.
Ainda chamamos atenção para alguns números do tabaco em sua manifestação. São aproximadamente 128 mil produtores, em 488 municípios. Outro dado foi o de empregos gerados, cerca de mais de 40 mil empregos diretos e 600 mil indiretos, tendo na última safra a receita de 10 bilhões, o que torna a cadeia produtiva do tabaco uma das principais responsáveis por movimentar a economia do estado.
Se tirar o fumo de Santa Cruz do Sul, pode ter certeza que o posto de combustível vai sentir; o supermercado; o comércio, todos terão um impacto direto.