Rodrigo Rabuske solicita atendimento psicológico nos postos de saúde para pessoas com deficiência e a disponibilização de uma sede para a associação dos surdos

Tivemos aprovada uma indicação na Câmara de Vereadores para que seja realizado um estudo de viabilidade para atendimento psicológico nos postos de saúde de referência das pessoas com deficiência que possuem acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Destacamos no requerimento que esta é uma demanda das pessoas com deficiência, que realizam acompanhamento psicológico nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no município. Segundo o parlamentar, o atendimento psicológico cumpre um papel fundamental na promoção da saúde de qualidade para as pessoas e é importante que o Município possua os seus CAPS para centralizar seus atendimentos.

No entanto, pessoas com deficiência, seja ela física ou intelectual, e seus familiares, têm relatado uma série de dificuldades enfrentadas, sobretudo, na sua locomoção até os Centros de Atenção Psicossocial. A sugestão é que o atendimento das pessoas com deficiência seja realizada em seus postos de saúde de referência, se assim desejarem, a fim de um atendimento mais humanizado em um ambiente já habitual mais próximo de suas residências.

Surdos

Outro requerimento é para que seja realizado um estudo de viabilidade para disponibilização de um espaço para a instalação da sede da Associação dos Surdos de Santa Cruz do Sul (ASSCS), atendendo uma demanda antiga da entidade.

A Associação dos Surdos de Santa Cruz do Sul destaca que, há muitos anos, conclama pela disponibilização de um espaço para instalação de uma sede para a entidade. O espaço seria destinado para a realização de diversas atividades em nosso município, como mini-aulas de libras, bate-papos entre surdos e ouvintes, palestras, aula de teatro e dança, reunião dos esportes, como do time de futsal de surdos, reuniões da diretoria da entidade, jogos de xadrez e ping-pong, além de promover uma maior inclusão social e dar maior visibilidade e uma referência aos surdos de nosso município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *